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Sobre nós


 

 

HISTÓRICO

 

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi criado em 1990 com a finalidade de contribuir para a compreensão do fenômeno educativo como um amplo campo de pesquisa, produção e disseminação do conhecimento. Com base na compreensão de que a educação é um ato humano que amplia as funções psíquicas superiores dos sujeitos e os prepara para atuar em sociedade e, portanto, abrange aspectos formais e não formais do processo educativo, a proposta tem como um de seus objetivos principais formar pesquisadores capazes de professar o conhecimento em uma perspectiva universal.

 

Naquele momento, por iniciativa de um grupo de professores do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), em convênio com a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, foi implantado na UEM o primeiro Curso de Mestrado em Educação do interior do Paraná, com uma única área de concentração: Fundamentos da Educação. Tal proposta teve origem na necessidade de formar pesquisadores e professores da Educação Básica e Ensino Superior na região.

 

Em 2000, já em conjunto com professores do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), foi elaborado um novo projeto e o curso passou a ser denominado de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE). Nessa fase, o mestrado ficou estruturado com base em duas áreas de concentração: Fundamentos da Educação (FDE) e Aprendizagem e Ação Docente (AAD).

 

Em 2005, na busca por maior verticalização, organicidade e integração entre as pesquisas desenvolvidas, foi elaborado o projeto de criação do curso de Doutorado em Educação, que, tendo sido aprovado pela CAPES em 2006, começou a funcionar no ano seguinte.

 

Em 2013, novamente o PPE passou por reformulações e aprimoramentos: buscou maior mobilidade estudantil, melhorou o intercâmbio institucional e intensificou esforços para o aprimoramento do processo de internacionalização e adequação aos padrões de qualidade da Pós-Graduação no Brasil.

 

Além disso, procurando garantir maior dinamicidade e melhor qualidade aos cursos de mestrado e doutorado, realizou avaliação e revisão detalhadas de seu regulamento, aprimorou o sistema de abertura de vagas em todas as linhas de pesquisa, com mudanças no processo anual de seleção, bem como em seus componentes curriculares, de forma aperfeiçoar o processo de formação de nossos discentes.

 

Nas reformulações promovidas ao longo do tempo, foi mantido o pressuposto de que a educação abrange os processos de produção e transmissão de conhecimentos construídos socialmente. Com tal eixo norteador, a proposta de formação oferecida pelo programa perpassa teorias e concepções que fundamentam a educação escolar e não escolar, a estrutura e a organização do sistema de ensino, as políticas públicas educacionais e o processos de ensino-aprendizagem. Esses aspectos são tratados em suas manifestações históricas e com a finalidade de projetar alternativas de ação concreta na educação.

 

Até 2021, o programa era constituído de uma área de concentração denominada “Educação”, era articulado por três linhas de pesquisa. A partir da Turma ingressante em 2022, o programa passa a contar com duas linhas de pesquisa, subdivididas em 2 eixos temáticos cada. Apesar de possuírem características e conteúdos específicos essas linhas dialogam entre si e, pautando-se em uma postura interdisciplinar, constituem uma unidade que propicia uma abrangente formação ao pesquisador em Educação, favorecendo a construção de uma visão ampla do que seja o sujeito histórico e seus processos educativos.

 

Descrevem-se, a seguir, as linhas de pesquisa em andamento, os objetivos gerais do programa, as regras gerais de seu funcionamento, oferecendo também algumas informações sobre a situação do programa no sistema de avaliação da CAPES.

 

 

LINHAS DE PESQUISA (Até 2021):

 

Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores (ENS)

Essa linha de pesquisa abrange investigações sobre os processos de ensino, aprendizagem, desenvolvimento e formação de professores no âmbito da educação escolar. A compreensão é de que o contexto histórico, social, cultural e político orienta as concepções e práticas pedagógicas na contemporaneidade.

 

História e Historiografia da Educação (HHE)

Essa linha de pesquisa compreende as investigações a respeito das teorias e das metodologias da educação, da pedagogia e das instituições educativas, historicamente determinadas, o que implica a compreensão de que a Educação abrange os processos de produção e transmissão de conhecimentos construídos socialmente e relacionados às formas de trabalho. Para a sistematização e a crítica desta relação, são utilizadas fontes primárias e secundárias, obras de autores clássicos e teorias de base. A análise das temáticas investigadas é também objeto da própria historiografia da educação.

 

Políticas e Gestão em Educação (POL)

Essa linha de pesquisa tem como campo investigativo as trajetórias históricas, os fundamentos teóricos, as ações de sujeitos e instituições, as organizações e os processos da política e da gestão em educação, os sistemas, as unidades, os níveis, as modalidades e as práticas educacionais. 

 

 

LINHAS DE PESQUISA (A partir de 2022):

 

História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas

Ementa: Estudo de políticas e de instituições educacionais, de gestão de sistemas e de organizações em diferentes contextos histórico-social e cultural.

 

Eixo 1.1 Políticas Educacionais, Instituições Educativas, Gestão de Sistemas e de Organizações;

Eixo 1.2 História, Formação Humana, Cultura e Inclusão.

 

Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano

Ementa: Estudo da organização dos processos de ensino e aprendizagem e suas implicações no desenvolvimento humano.

 

Eixo 2.1 Sociedade, Formação de Professores e Diversidade;

Eixo 2.2 Linguagens, Tecnologias e Conteúdo Escolar.

 

 

OBJETIVOS:

 

I – objetivo geral:

 

Qualificar profissionais para a produção e a disseminação de conhecimento  e o exercício de atividades de pesquisa, de ensino e de extensão, no âmbito da educação.

 

II – objetivos específicos:

  • analisar políticas e instituições educacionais, gestão de sistemas e organizações em diferentes contextos histórico-social e cultural;

  • investigar as relações histórico-sociais entre educação, política, cultura,  inclusão e diversidade;

  • compreender os processos históricos do desenvolvimento humano no âmbito do ensino, da aprendizagem e da formação docente;

  • desenvolver estudos acerca das linguagens, das tecnologias e dos conteúdos escolares, bem como sobre suas implicações no processo da formação cultural.

 

ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA:

 

Área de Concentração: EDUCAÇÃO

 

Mestrado em Educação

Prazo Mínimo para conclusão do Curso: 12 meses

Prazo Máximo para conclusão do Curso: 24 meses

Perfil do Aluno: O Mestrado formará profissionais para a pesquisa em educação e docência nos vários níveis de ensino, sobretudo, no ensino superior, bem como para outras atuações em instituições ou agências que se ocupam da educação.

 

Doutorado em Educação

Prazo Mínimo para conclusão do Curso: 24 meses

Prazo Máximo para conclusão do Curso: 48 meses

Perfil do Aluno: O doutor formado pelo PPE/UEM, além das características indicadas para o mestre, deverá apresentar autonomia intelectual e investigativa, capacidade de fomentar e orientar grupos de pesquisas, assim como propor alternativas de análise e atuação no campo da educação.

 

 

POSIÇÃO NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CAPES:

 

Nome: EDUCAÇÃO

Coordenador(a): MARIA LUISA FURLAN COSTA

Nome do Programa em Inglês: Graduate Program in Education

Código: 40004015004P8

Área Básica: EDUCAÇÃO (70800006)

Área de Avaliação: EDUCAÇÃO

Situação: EM FUNCIONAMENTO

Modalidade de Ensino: Educação Presencial

 

Nível: Mestrado

Código do Curso: 40004015004M8

Nota do Curso: 4

 

Nível: Doutorado

Código do Curso: 40004015004D9

Nota do Curso: 4

Data da Recomendação: 22/08/2006

 

Assunto Normativo: Renovação de Reconhecimento

Tipo de Ato Normativo: Portaria

Número: 0609

Data da Publicação: 18/03/2019

Endereço Eletrônico: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/03/2019&jornal=515&pagina=63

Descrição: Homologação do Parecer CNE/CES 487/2018 - Avaliação Quadrienal 2017

 

Consulta - Curso Reconhecido - Plataforma Sucupira/CAPES: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/viewPrograma.jsf?popup=true&cd_programa=40004015004P8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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