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Sobre nós

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi criado em 1990 com a finalidade de contribuir para a compreensão do fenômeno educativo como um amplo campo de pesquisa, produção e disseminação do conhecimento. Com base na compreensão de que a educação é um ato humano que amplia as funções psíquicas superiores dos sujeitos e os prepara para atuar em sociedade e, portanto, abrange aspectos formais e não formais do processo educativo, a proposta tem como um de seus objetivos principais formar pesquisadores capazes de professar o conhecimento em uma perspectiva universal.
Naquele momento, por iniciativa de um grupo de professores do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), em convênio com a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, foi implantado na UEM o primeiro Curso de Mestrado em Educação do interior do Paraná, com uma única área de concentração: Fundamentos da Educação. Tal proposta teve origem na necessidade de formar pesquisadores e professores da Educação Básica e Ensino Superior na região.
Em 2000, já em conjunto com professores do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), foi elaborado um novo projeto e o curso passou a ser denominado de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE). Nessa fase, o mestrado ficou estruturado com base em duas áreas de concentração: Fundamentos da Educação (FDE) e Aprendizagem e Ação Docente (AAD).
Em 2005, na busca por maior verticalização, organicidade e integração entre as pesquisas desenvolvidas, foi elaborado o projeto de criação do curso de Doutorado em Educação, que, tendo sido aprovado pela CAPES em 2006, começou a funcionar no ano seguinte.
Em 2013, novamente o PPE passou por reformulações e aprimoramentos: buscou maior mobilidade estudantil, melhorou o intercâmbio institucional e intensificou esforços para o aprimoramento do processo de internacionalização e adequação aos padrões de qualidade da Pós-Graduação no Brasil.
Além disso, procurando garantir maior dinamicidade e melhor qualidade aos cursos de mestrado e doutorado, realizou avaliação e revisão detalhadas de seu regulamento, aprimorou o sistema de abertura de vagas em todas as linhas de pesquisa, com mudanças no processo anual de seleção, bem como em seus componentes curriculares, de forma aperfeiçoar o processo de formação de nossos discentes.
Nas reformulações promovidas ao longo do tempo, foi mantido o pressuposto de que a educação abrange os processos de produção e transmissão de conhecimentos construídos socialmente. Com tal eixo norteador, a proposta de formação oferecida pelo programa perpassa teorias e concepções que fundamentam a educação escolar e não escolar, a estrutura e a organização do sistema de ensino, as políticas públicas educacionais e o processos de ensino-aprendizagem. Esses aspectos são tratados em suas manifestações históricas e com a finalidade de projetar alternativas de ação concreta na educação.
No formato atual, o programa, com somente uma área de concentração denominada “Educação”, é articulado por três linhas de pesquisa. Apesar de possuírem características e conteúdos específicos essas linhas dialogam entre si e, pautando-se em uma postura interdisciplinar, constituem uma unidade que propicia uma abrangente formação ao pesquisador em Educação, favorecendo a construção de uma visão ampla do que seja o sujeito histórico e seus processos educativos.
Descrevem-se, a seguir, as linhas de pesquisa em andamento, os objetivos gerais do programa, as regras gerais de seu funcionamento, oferecendo também algumas informações sobre a situação do programa no sistema de avaliação da CAPES.
 
LINHAS DE PESQUISA:
 
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores (ENS)
Essa linha de pesquisa abrange investigações sobre os processos de ensino, aprendizagem, desenvolvimento e formação de professores no âmbito da educação escolar. A compreensão é de que o contexto histórico, social, cultural e político orienta as concepções e práticas pedagógicas na contemporaneidade.
  
História e Historiografia da Educação (HHE)
Essa linha de pesquisa compreende as investigações a respeito das teorias e das metodologias da educação, da pedagogia e das instituições educativas, historicamente determinadas, o que implica a compreensão de que a Educação abrange os processos de produção e transmissão de conhecimentos construídos socialmente e relacionados às formas de trabalho. Para a sistematização e a crítica desta relação, são utilizadas fontes primárias e secundárias, obras de autores clássicos e teorias de base. A análise das temáticas investigadas é também objeto da própria historiografia da educação.
  
Políticas e Gestão em Educação (POL)
Essa linha de pesquisa tem como campo investigativo as trajetórias históricas, os fundamentos teóricos, as ações de sujeitos e instituições, as organizações e os processos da política e da gestão em educação, os sistemas, as unidades, os níveis, as modalidades e as práticas educacionais. 
  
OBJETIVOS GERAIS:
  1. Formar pesquisadores que respondam às necessidades de investigação do campo educacional em articulação com as diversas áreas do conhecimento;
  2. Viabilizar, por meio das linhas de pesquisa do Programa, a produção de conhecimento científico na área de Educação.
 
A esses objetivos correspondem outros, não menos importantes:
  1. a) analisar o fenômeno educativo em sua relação com o processo histórico do trabalho;
  2. b) discriminar ou reconhecer os parâmetros teóricos que têm subsidiado as explicações do fenômeno educativo no processo histórico;
  3. c) analisar as contradições inerentes às matrizes teórico-metodológicas utilizadas, avaliando seus encaminhamentos práticos;
  4. d) investigar as concepções e práticas pedagógicas na contemporaneidade;
  5. e) compreender a formação de professores em suas relações com a educação escolar;
  6. f) analisar os processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano em suas relações com o ensino escolar;
  7. g) Discutir os fundamentos da política, com ênfase na educacional, focalizando o planejamento e a gestão em educação e suas relações com o contexto histórico.
 
ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA:
 
Área de Concentração:
 - Educação
 
Mestrado em Educação
Prazo Mínimo para conclusão do Curso: 12 meses
Prazo Máximo para conclusão do Curso: 24 meses
Perfil do Aluno: O Mestrado formará profissionais para a pesquisa em educação e docência nos vários níveis de ensino, sobretudo, no ensino superior, bem como para outras atuações em instituições ou agências que se ocupam da educação.
 
Doutorado em Educação
Prazo Mínimo para conclusão do Curso: 24 meses
Prazo Máximo para conclusão do Curso: 48 meses
Perfil do Aluno: O doutor formado pelo PPE/UEM, além das características indicadas para o mestre, deverá apresentar autonomia intelectual e investigativa, capacidade de fomentar e orientar grupos de pesquisas, assim como propor alternativas de análise e atuação no campo da educação.
 
POSIÇÃO NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CAPES
As informações apresentadas no documento - “coleta” trienal (2010-2012) - demonstram que as perspectivas gerais de qualidade do Programa são muito boas, uma vez que as metas traçadas vêm sendo alcançadas por meio de ações que contam com efetiva participação do corpo docente do Programa.
Os resultados obtidos e divulgados pelo programa evidenciam que estão sendo compreendidas as diretrizes gerais estabelecidas para a Pós-Graduação no Brasil, especialmente no que diz respeito à maior articulação entre as linhas de pesquisa, estrutura curricular, projetos de pesquisas e seus produtos publicados; à melhoria e à ampliação dos níveis de produção docente e discente veiculada em livros e periódicos científicos nacionais e internacionais. 
O PPE, por meio de seu Conselho Acadêmico, promove uma avaliação processual e contínua e, com base no estabelecimento de metas e ações, procura atender às demandas regionais de formação pós-graduada de professores. O corpo docente, norteado pelos parâmetros estabelecidos pela Capes para a área de Educação, discute os problemas, perspectivas e demandas do Programa. .